O aprendizado do amanhã

Sites Visitados:

Entrevista com José Pacheco – Revista Escola

Entrevista com José Pacheco – Revista Fórum

Projeto Âncora

Dez razões para achar que a escola parece uma prisão (em inglês – Top 10 reasons School is like prison)

Um sonho de educação

________________________________

Imagine uma escola sem classes, horários, provas. Um currículo que é decidido pelas crianças, em consenso, e inclui matérias como circo e meditação. Não há lista de chamada nem ponto, mas estudantes e professores não faltam. Tudo de graça. Agora imagine que esses estudantes provêm de lugares violentos, e já foram expulsos de diversas escolas. Pode parecer utopia. Até o dia em que você conhece a proposta da Escola da Ponte.

Nesta semana, tive a oportunidade de assistir a uma palestra com o idealizador da Escola da Ponte, o Professor José Pacheco, de Portugal. Ele está no Brasil supervisionando a implantação de iniciativas similares, como a escola do Projeto Âncora, em São Paulo. Abaixo, estão as ideias que mais me chamaram a atenção:

Hospital não tem férias. Transporte público, jornal, supermercado não têm férias. Por que, então, a escola tem férias? Por acaso o conhecimento precisa de pausa? O que acontece é todo mundo sair ao mesmo tempo em julho, dezembro e janeiro, enfrentar engarrafamentos quilométricos e pagar mais caro na chamada “alta temporada”.

Atualmente, a letra D de Ideb não é Desenvolvimento. É Decoreba. A criança decora o conteúdo e depois da prova esquece tudo.

Uma boa maneira de avaliar se a escola tem noções básicas de cidadania é visitar os banheiros. Quem é consciente de seu papel na coletividade não precisa de cartazinho “por favor dê descarga”.

Palavras constroem a realidade. É de se admirar, por exemplo, termos como “grade” curricular, “carga” horária, “trabalho” escolar, “prova”, aluno “evadido”. É uma escola ou uma penitenciária?

Escola são pessoas. Pessoas são valores. Valores são projetos. Só não consegue quem não quer. O Projeto Âncora está aí para provar que não é só uma teoria de livro. E nem é coisa que só funciona na Europa.

E você? O que acha da proposta?

_________________________

Veja também:

O curso mais interessante do mundo

O que aprendi sobre… semana de prova

Quero ser criança quando eu crescer

Caminhos

12 pensamentos sobre “O aprendizado do amanhã

  1. Não consegui ver os vídeos. Mas a proposta parece ousada e interessante. A longo prazo acredito que teremos escolas mais diferenciadas. Em Manaus a coisa é mais devagar. Temos poucas opções e o método que vigora é o tradicional…

  2. Pingback: Ponte entre Portugal e Brasil causa “revolução silenciosa” no sistema educacional · Global Voices em Português

  3. Pingback: Brazil’s ‘Silent Revolution’ in Education, Inspired by Portugal · Global Voices

  4. Pingback: A Silent Education Revolution in Brazil* | Hwaairfan's Blog

  5. Pingback: La “Revolución Silenciosa” del sistema educativo en Brasil | SesiónDeControl.com

  6. Pingback: Brasile: La “rivoluzione silenziosa” del sistema educativo, ispirata al Portogallo · Global Voices in Italiano

  7. Pingback: Portugalija inspirisala ‘Tihu revoluciju’ u obrazovanju u Brazilu · Global Voices na srpskom

  8. Pingback: ブラジル:教育の「静かなる改革」をポルトガル生まれのメソッドで · Global Voices 日本語

Deixe um comentário