O blog

O blog Mãe Perfeita é uma abordagem bem-humorada da maternidade, partindo dos modelos de perfeição reforçados na mídia e na web.

Os posts se organizam nas seguintes categorias:

Análise – descrição do objeto (anúncio, matéria etc) e destaque dos principais pontos. Aqui o objeto fala por si. Não se pretende procurar o que está “por trás”, e sim evidenciar, chamar a atenção para o que está explícito e quais as lacunas (não-ditos).

 Marusia fala – comentários sobre o objeto e a análise, sempre sob uma perspectiva pessoal, subjetiva e de experiência própria.

Livros – trechos desses livros fantásticos que nos dão imensa alegria por confirmarem o que estamos pensando e muita invejinha por não terem sido escritos por nós. As citações dão fundamento à pesquisa.

Frases – tradução e síntese daquilo que todo mundo sente. E dicas preciosas para desencucar.

Divirta-se! – a parte mais saborosa de ser mãe.

______________

Todo o blog em quatro posts:

Mãe Perfeita – Retrospectiva 2013

Mãe Perfeita – Retrospectiva 2012

Mãe Perfeita – Retrospectiva 2011

Mãe Perfeita – Retrospectiva 2010
______________

O blog Mãe Perfeita em inglês:

The Perfect Mother

8 Comentários

8 pensamentos sobre “O blog

  1. Olá!
    Passando pelo blog Coisa de Mãe, cheguei até o seu e me deleitei com tanta coisa boa, por vários motivos.
    Sou mãe e, obviamente, carrego essa culpas e ideais que tendemos a carregar. Sou formada em Letras, professora (em pausa no momento) de L. Portuguesa e adora a área de Análise do Discurso – nunca cheguei a estudá-la profundamente, mas é uma das que mais me interessam.
    Estar em um blog como o seu é ver a realização de duas áreas que amo. Além disso, seu blog é bem escrito, sua pesquisa bem fundamentada e estruturada, o que traz uma qualidade ímpar para seu espaço – característica não muito comum na maioria dos blogs.
    Parabéns. Gostaria que soubesse que tem mais uma seguidora, pois também preciso aprender a aceitar minhas imperfeições.
    Sofia

    • Oi, Sofia!
      Escrever o Mãe Perfeita tem me proporcionado descobertas maravilhosas. Minha própria vivência como mãe ganha, todos os dias, novos significados (e ainda mais desafios). Ao mesmo tempo, surge a responsabilidade: primeiro, para me manter atenta (afinal, agora meu discurso também está em jogo! rsrs); segundo, por tocar em um assunto tão caro para tanta gente. Mas um dos maiores retornos eu nem pude prever! São os comentários carinhosos, os novos laços; é conhecer pessoas que passam a compartilhar experiências, ideias. Você é uma dessas pessoas! Agradeço muitíssimo por suas palavras encorajadoras! É uma honra tê-la como seguidora!
      Um grande beijo,
      Marusia

  2. oi!
    Estou iniciando um levantamento bibliográfico a respeito da depressão pós parto e as contribuições da arteterapia …ainda não encontrei referencias especificas para esse fim e escrevo para aproveitar seu amplo conhecimento em relação às gestantes e pedir sugestões de artigos, livros ou qualquer outra fonte de pesquisa que possa me auxiliar.
    Muito obrigada, aqui ja tive algumas idéias de como proceder na confecção da minha monografia!
    Um abraço,

    Francine.

    • OI, Francine!
      Ainda não tive a oportunidade de estudar um material específico sobre depressão pós-parto, mas pelos livros que li dá para divisar pelo menos dois grandes gatilhos para ela. Um é físico, relaciona-se à descarga de hormônios e ao imenso esforço exigido do corpo da mulher. O outro é psíquico, e em parte tem origem nas imagens que a mulher nutre sobre o tema: a mãe perfeita, o bebê perfeito, a família perfeita, que nem sempre correspondem à realidade.
      Além dos livros da “Biblioteca da Mãe Desencucada” (em especial “Mulheres que correm com os lobos”, que fala sobre a restauração da criatividade feminina, e “A psicanálise na Terra do Nunca”) há “A Relação Mãe e Filha”, de Malvine Zalcberg. Tem um que ainda não li, mas talvez seja interessante: “Maternidade e o Encontro com a própria Sombra”, de Laura Gutman.
      Beijos,
      Marusia

  3. Marusia,

    Claro que, vindo de uma pessoa tão especial e de luz como você, essa empreitada seria um sucesso!
    Seu blog é uma área de conforto. Um lugar onde a gente se sente entre amigas, com conselhos que acalentam a alma, e dão, ao mesmo tempo, ‘sossego’ para a nossa curiosidade técnica e ânsia por informações confiáveis.
    Obrigada pela dedicação imensa! Suas palavras tem me ajudado muito nessa fase nova e louca, mas deliciosa!
    Um beijo enorme!

    Lálida

    • Oi, Lálida,
      Fico duplamente presenteada com sua mensagem! Primeiro, pelo carinho, pelas palavras de incentivo; segundo, pelo seu ingresso neste incomparável e transformador mundo novo da maternidade! Parabéns, vamos compartilhar muitas coisas! Bem-vinda! 😀
      Beijos,
      Marusia

      • Obrigada pelas boas vindas!!! São muito bem vindas nesses primeiros momentos de susto e novidades! 🙂

  4. Olá Marusia,

    Entrei em seu site e achei muito interessante alguns posts (semanais) que poderíamos compartilhar em nosso site (com os devidos créditos).
    Gostaria de saber se você tem o interesse em se tornar um parceiro nosso com relação a estes conteúdos.

    Hoje o Mamãe eu Kero interage diariamente com mais de 50 mil mães. Levamos novidades, dicas, informação e conteúdo diariamente para elas. Somos parceiros do Mundo Gloob (site do canal infantil Gloob da Globosat), onde fornecemos matérias para eles semanalmente e estamos finalizando a parceria com a área de Mães do site do GNT, também da Globosat.

    O que você acha da ideia??? Podemos deixar de forma permanente nossos links em nossas respectivas páginas. Isso aumentaria tanto o seu quanto o nosso volume de visitas assim como melhora nosso posicionamento no orgânico no Google.

    Aguardo sua resposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s