Para Vovó Carmó

Vovó, eu me lembro de quando ia passar férias na sua casa amarela. De “dormir de valete” com meu irmão. Do canto do galo de manhã.

De como você cozinhava bem. Tudo o que você fazia era delicioso, do sarapatel ao mais singelo ovo frito.

Lembro do “queijo de Conquista”, dos biscoitinhos redondos de polvilho.

Cresci ouvindo minha mãe te chamar de “minha sogra”, repetindo as coisas engraçadas que você dizia – “Boa romaria faz quem em sua casa fica em paz”, “amarra-se o burro na orelha do dono”, “quem puxa aos seus não degenera”.

Eu não conseguia compreender como você, sendo minha vó paterna, não podia ser avó dos meus primos da família da minha mãe.

Você adorava as novelas do SBT. Tinha uma com um padre que havia sido trocado na maternidade, “A justiça de Deus”, não perdia um capítulo. Fiquei tão fã que até comprei o disco com a música da abertura.

De noite, você sempre lia um livro com mensagens que falavam de Deus, textos espíritas de Divaldo Franco.

Você até tentou me ensinar croché. Habilidosíssima, lembro de um xale amarelo de lã com franjas que eu amava, uma saia. E um lindo centro de mesa no dia do meu casamento.

Lembro dos cafunés.

Com 89 anos, você teve um AVC. Fui a Salvador visitá-la na UTI e lhe disse que estaria de volta em outubro, no seu aniversário de 90 anos, levando os três bisnetinhos, incluindo o caçula que ainda era um bebê. Nós duas cumprimos a promessa e comemoramos juntas.

Mas, depois disso, você foi ficando cada vez mais frágil. Já não conseguia mais falar contigo ao telefone.

Lembro, vovó, dos cartões lindos de aniversário que você me mandava quando eu era criança. Diziam, com letra caprichada – “colheste mais uma rosa no jardim da tua existência”.

Mês que vem, vovó, os anjos lhe entregarão pessoalmente sua nonagésima quarta rosa.

2 pensamentos sobre “Para Vovó Carmó

  1. Ela tb era um pouquinho minha vo…tenho o meu primeiro paninho de crochê q ela me ensinou a fazer. Sinta meu abraço e transmita aos meus irmãos de coração . Te quiero…

Deixe um comentário

