Liberdade

Gostei muito deste texto:

Muitas pessoas preferem a dependência à liberdade, mas conscientemente elas negarão veementemente isso. […] Quando as pessoas são dependentes, elas são como pássaros numa agradável e limpa gaiola de ouro, onde seu suporte mútuo, embora reconfortante, na verdade os mantém presos. […] Elas cantam uma canção em particular e os versos são “culpa, queixa e comparação”. […] Nunca se esquecem dessas palavras, sempre encontrando algo, alguém ou alguma circunstância sobre a qual cantar. Nunca olhando para si mesmas, elas não percebem o seu próprio potencial para ir além dos limites auto-impostos, para se libertarem. Não percebem que são elas mesmas que dão poder às situações negativas e que tornam as outras pessoas e as outras situações os seus senhores.

Elas voam em círculos em sua gaiola circular de limitações, algumas vezes sentindo a frustração destes limites e reclamando sobre eles, mas raramente percebendo que criaram suas próprias gaiolas. Afinal de contas, uma gaiola pode ser conveniente e confortável e, acima de tudo, ela é familiar.

Quanto menos as pessoas olham para si mesmas, mais elas olham externamente, projetando as responsabilidades sobre os outros. Cada projeção cria outra barra na gaiola. A chave dessa gaiola está sempre ao alcance, pois está lá dentro.”

STRANO, Anthony. “O Ponto Alpha – um relance de Deus”. São Paulo: Organização Brahma Kumaris, 1999. Pp58-60

Veja também:

Perigo de ser Mãe Perfeita 5 – Vá pela sombra

Tome uma atitude MATERNAL

Anúncios

2 pensamentos sobre “Liberdade

  1. Que texto lindo, Má! E oportuno de um tanto que vc nem imagina… ou imagina, né?!rsrs

    Uma dessas verdades que por mais que a gente conheça rola um esquecimento ou uma dificuldade de internalização tremenda.

    Um dia eu aprendo…

    • Oi, Fabiana!
      “Culpa, queixa e comparação”: parece que o autor escreveu pra mim kkk! Pois é… Levei tempo erguendo a grade da gaiola, agora quero mais é voar…
      Beijo,
      adoro sua participação aqui no blog!
      Marusia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s