Olho de boi, olho d’água

Brincávamos eu e meu filho de 7 anos na praia. O dia estava nublado. Lembrei quando era pequena. Me diziam que, se fizesse “olho de boi” na areia, não choveria. O “olho de boi” é um desenho feito com o pé, girando-se com apoio do calcanhar. No fim, fica um círculo maior e um menor no centro. É uma simpatia antiga na Bahia.

Fiz vários “olhos de boi” e mostrei a meu filho. Ele perguntou: “Ué, mas como é que isso vai fazer com que não chova?” “Ah, não sei, aprendi assim. De repente veem os desenhos lá do céu.” Ao que ele retrucou: “Então vamos fazer de um jeito mais moderno, né?” E escreveu bem grande, com o indicador, na areia: “NÃO CHOVER”.

Uia.

Nesta semana, fiquei pensando em quantos “olhos de boi” ou sua versão “atualizada” seriam necessários no Rio de Janeiro. Em cada praia, por todo o litoral, para evitar tanto sofrimento, tanta dor, tantas lágrimas. Mas me dei conta que o problema não está na chuva.

O problema está na ocupação desordenada. Na violação da natureza. Na impermeabilização do solo, no desmatamento, na poluição. Em desvios de leitos de rios que certamente vão ocasionar efeitos colaterais, às vezes em locais distantes. Antes a “desculpa” eram as invasões de áreas de risco. Pois agora cidades inteiras que nunca tinham sido atingidas estão sendo engolidas pelas enxurradas, como se fossem castelos na areia.

Atenção, governantes, principalmente os recém-eleitos! “Tragédia anunciada” já virou clichê e vem acontecendo com data marcada – o início do ano! E isso tem solução: planejamento urbano já!

Anúncios

Um pensamento sobre “Olho de boi, olho d’água

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s