As Não-Patricinhas de Brasily Hills

Site visitado: Revista TPM de setembro de 2004 – Books Google

Minha amiga Dani me trouxe outra pérola, agora referente à sua outra filha, Raquel. Raquel recebeu uma cartinha da amiga Luiza, repleta de elogios, inserida em um envelope feito caprichosamente à mão. O texto tem um arzinho de documento, de compromisso: “Eu, Luiza…” O elogio que mais chamou a atenção de Dani foi “não é patricinha”. Coisa linda nesses tempos consumistas!

Permito-me fazer um breve ensaio etimológico.

Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, o verbete “patricinha” é um substantivo feminino que tem, como uma de suas acepções:

2 Regionalismo: Sudeste do Brasil. Uso: informal, pejorativo. Jovem do sexo feminino que se veste com apuro, especialmente preocupada com a elegância e que geralmente frequenta os lugares da moda. Obs.: cf. mauricinho.

De fato, “mauricinho” vem primeiro. Segundo Nina Lemos, em matéria da Revista TPM, o termo se popularizou como adjetivo para rapaz “engomadinho” por causa de um colega de faculdade do humorista Bussunda, chamado Maurício e que sempre andava arrumadinho. Bussunda começou a utilizar o termo no jornal Casseta Popular e aí… já viu.

Mais tarde, o jornalista Sidney Garambone, que era repórter de O Globo, pensou que deveria existir o correspondente feminino de “mauricinho” e criou “patricinha”. De acordo com Nina, Garambone se assustou com a repercussão de seu neologismo.

Pois eu ainda acrescento mais elementos às raízes de “patricinha”. Quando era pequena, usávamos “exibida” e “metida”. Com 12 anos, chamávamos as meninas metidas de “sebosas”.  Já os “mauricinhos” na época eram chamados “filhinhos de papai”. Mais tarde, apareceu o termo “burguesinha”.

Hoje, temos “tássia”: “Fulana tássia-chando”!

(Bom mesmo é não ser patricinha e ter amigas como Luiza, né?) 

Veja também: A receita de Sofia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s