Baixinho e careca

Anúncio veiculado em revistas em maio de 2004

Você nunca imaginou que o grande amor da sua vida seria alguém baixinho e careca

 Você sempre gostou de caras altos e morenos, até o dia em que se apaixonou por um deles e casou. Mas, quando o seu filho nasceu, um novo sentimento tomou conta de você. E, hoje, por mais que você ame seu marido, é um outro homenzinho que faz você suspirar. Ter um filho muda tudo.

Jonhson&Jonhson

Análise

 O anúncio pretende fazer uma brincadeira, associando a chegada de um filho aos padrões de beleza masculina já disseminados na sociedade brasileira. Ele não “inventa” nem “propõe” esses padrões. Ele os evoca, evidencia e solidifica no texto, a saber:

Homens baixinhos e carecas não fazem parte do imaginário do que se chama de “grande amor da sua vida”. Caras altos e morenos, sim.

O segundo ponto trata de um ponto muito mais sensível, que é o lugar do marido e do pai. A gravidez coloca o bebê em sintonia com a mãe mais cedo. O pós-parto também é um momento em que a dupla mãe-bebê às vezes até parece fundir-se em um único indivíduo. Isso cria naturalmente um desequilíbrio na estrutura anterior do casal. O homem, como marido, por mais que ainda “seja amado”, deixa de ser “o grande amor da vida da mulher”. E, como pai, tenta se incluir na família. Na grande parte das vezes, ele não tem nenhuma referência para isso, já que o modelo familiar anterior não previa a presença do pai como acontece hoje.

Não é à toa que a figura do pai está ausente no anúncio. Existe um deslocamento no eixo de interesse da mulher após o nascimento do filho: “um filho muda tudo”, isso é inegável e até necessário. Mas deve ser compreendido em sua extensão e trabalhado com delicadeza, para inserir – e não subtrair – o homem no processo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s