Cadê o barrigão? Sumiu

Matéria publicada na Revista Veja, no item Beleza

Emagrecer muito e depressa é o sonho das grávidas – mas não precisa exagerar

 Qual a mulher grávida que não sonha com o momento de voltar a vestir as roupas de “antes” e recuperar suas formas? É um anseio perfeitamente natural, contato que não se transforme em preocupação única e sem parâmetros. (…)

“Uma mulher gorda amamentando, há dez anos, era sinal de saúde. No período de seis semanas pós-parto, o chamado resguardo, não se exigia nada da mulher, nem beleza. Ela ficava lá, “chocando”, diz Wladimir Taborda, coordenador de ginecologia e obstetrícia do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. “Hoje, é diferente. Seis horas depois do parto, as mulheres estão caminhando. No dia seguinte, começa o processo de embelezamento”, diz ele. Exemplos não lhes faltam – maus exemplos (…). Atrizes, cantoras e modelos, que já são esteticamente privilegiadas e ainda ganham para se manter bonitas e exibir excelente forma física, praticamente já saem da maternidade com o corpinho de antes.

Para a nova mãe, não é fácil seguir o exemplo, nem recomendado, em razão dos exageros a que muitas estrelas se submetem. “As celebridades chegam ao resultado que querem com a ajuda de uma equipe de especialistas, que vai de babás a personal trainers e nutricionistas. A maioria das mulheres não tem como bancar nem o tempo nem os profissionais que o esforço exige”, alerta o obstetra Yehudi Gordon, que cuidou das ex-modelos Jerry Hall, mãe de quatro filhos de Mick Jagger, e Elle MacPherson, que tem dois meninos.

(…) Há sessenta anos, elas engordavam sem nenhum controle, e se achava bonitinho. Hoje, quando vemos uma gestante gorda, a primeira coisa que pensamos é que ela não se cuidou”, diz o ginecologista Rubens Paulo Gonçalves, autor do livro Gravidez para grávidas. (…)

Legenda da foto de Kate Hudson:

Kate, ainda enorme 26 dias após o parto e três meses depois: adeus a 30 quilos com dieta e muita ginástica

 

Análise

A matéria traz um grande paradoxo: ainda que classifique como exagero o que as celebridades fazem para emagrecer depois do parto e queira enfatizar a saúde e não a forma física, traz citações de ginecologistas e uma série de expressões que desqualificam sobremaneira o corpo das mulheres grávidas e no pós-parto. Ao mesmo tempo, utiliza palavras bem mais elogiosas para quem se impõe a meta voltar à forma:

Grávidas, segundo a reportagem Metas, segundo a reportagem
Barrigão Embelezamento
Gorda Excelente forma física
Chocando Corpinho
Enorme Alta, magra e bela
Imensa Perfeitíssima forma
Engordavam sem nenhum controle e se achava bonitinho Esbelteza e glamour
Não se cuidou Esplendorosa
Barriguda Bela figura

 

Veja também: Cadê o barrigão? Sumiu – Marusia fala

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cadê o barrigão? Sumiu

  1. Olá querida, obrigada por ter nos enviado o link da sua postagem pelo twitter, esse post é maravilhoso, e ficou em 1° lugar na nossa lista de melhores posts! PARABÉNS!!! Espero que você tenha gostado de participar conosco e nos ajude a divulgar o blog, queremos crescer, temos poucas seguidoras! Se você puder nos ajudar com a divulgação ficaremos super felizes, queremos que um dia o Recanto reuna todas as mamães blogueiras lá. Beijos! E continue postando!

    • Não sei se fiquei mais feliz por estar no Top 5 – e em primeiro lugar!! – ou pelas palavras carinhosas de vocês no blog Recanto das Mamães Blogueiras. Obrigada pelo carinho! Adorei participar! Podem ter certeza que vou continuar com minha empreitada para desencucar as mamães, e agora com mais incentivo!!
      Um grande beijo,
      Marusia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s