A Fada dos Dentes

Site visitado: Galeria de Katmary / Flickr

A fase de troca de dentes é realmente muito interessante na infância. Antes da queda do primeiro dente de leite, a criança fica um pouco apreensiva. Claro, sempre há a dúvida de quando vai ocorrer, se vai doer para cair, se vai doer para nascer o permanente e assim por diante. Creio que, para facilitar o processo, inventaram a história da Fada dos Dentes. Um incentivozinho a mais.

Foto: Katmary / Flickr

Eu, particularmente, fui tomar conhecimento da Fada dos Dentes bem depois de crescida; não tinha tradição desse tipo de fantasia na família. Mas achei bacana a abordagem e resolvi fazer uso do expediente com meus filhos.

A troca dos dentes tem sido tranquila em casa. Eles acham um barato o dente mole, ficam alegres com o reforço monetário da Fada, enfim. Mas eles crescem, né? E aí começam a desconfiar das histórias.

Certa vez, o mais velho (na época com seis anos)  me perguntou:

- Mãe, Fada do Dente existe mesmo?

- Por quê?

- Porque eu quero saber se é de verdade ou é inventada.

Pensei, pensei, puxa, se disser que não, passo por mentirosa, né? E o que tem uma fantasia a mais? E se ele, sabendo a verdade, detonar com a fantasia dos irmãos mais novos? Saí-me com esta:

- Você quer que ela exista?

- Não sei, acho que sim.

- Quer que ela exista? – insisti.

- Quero.

- Então, pronto, ela existe para você, e é o que importa.

Foto: Katmary / Flickr

Ambos, eu e ele, ficamos satisfeitos com a resolução da polêmica.

Dias depois, um dos seus incisivos caíram. Ele deixou embaixo do travesseiro como de costume, à espera da Fada. No dia seguinte, com o dente na mão, me disse:

- Olha, mãe, o lençol atrapalhou a Fada.

- Cumequié?…

- O lençol é branco, Mamãe. Da cor do dente. A Fada não viu o dente, por isso não levou e não deixou moeda.

Olhei com “aqueles” olhares para o pai, o responsável logístico por deixar a moeda (que claramente esqueceu), ele ficou rindo. Concordei com meu filho:

- É mesmo, vamos colocar de novo, essa Fada tá meio míope.

Na manhã seguinte, a criança veio de novo:

- Ei, Mãe, dente quebrado vale menos?

- Cumequié???…

- Pois é, meu dente tava meio rachadinho, deve ser por isso que a Fada, em vez de me dar 1 real, me deu 25 centavos…

Lógico que havia alguém rindo pra caramba no quarto ao lado, que depois justificou para mim: “não tinha outra moeda na carteira…”

Foto: Katmary / Flickr

O Twitter “Mãe, por que…?” faz uma brincadeira, dizendo que a Fada dos Dentes ensina a garotada, de forma mercenária, a vender partes do corpo humano, o que é proibido por lei kkkkkkkkk!

Mas, desse episódio todo, só vi ganhos:

Percebi como meu filho tá esperto: fazendo conta de matemática, aplicando fundamentos da educação financeira, exercitando o raciocínio lógico. O mais importante, entretanto, foi vê-lo desenvolvendo a fantasia, arrumando argumentos altamente plausíveis para mantê-la viva.

Viva a fantasia! E nós, “gente grande”, somos os que mais precisamos dela!

(Meus filhos, até o momento, continuam acreditando na Fada dos Dentes.)

Foto: Katmary / Flickr

_______________

Veja também:

Quero ser criança quando eu crescer

Olho de boi, olho d’água 

This post in English: The Tooth Fairy

25 pensamentos sobre “A Fada dos Dentes

  1. Fada Míope e dente rachado… Meu Deus! É tão bom ser criança.
    Poxa vida! Deveria ter dado Um Real mesmo assim. :)

  2. No dente seguinte, a “Fada” deu com juros e correção monetária kkkkkkkkkk!
    Beijo grande, linda!
    Marusia

  3. 14/09/2012 Praia Grande, São Paulo

    meu filho esta no sexto dentinho, que caiu ontem, quando meu filho dormiu ele se virou de lado e como eu estava sem dinheiro eu deixei o dente de um lado e o travesseiro do outro quando meu filho acordou foi logo olha debaixo do travesseiro para a sua decepção não tinha nada, então ele olhou do outro lado e lá estava seu dentinho, ai eu expliquei que a fada procurou mas não encontrou nada por isso ela não deixou nada, essa noite a fada vai ser um pouco generosa e recompensa afinal de contas meu filho ainda acredita em fadas e eu curto esse momento.

    • Oi, Eliana,
      houve uma vez em que eu também esqueci! Aí, sem que minha filha visse, coloquei a moeda entre o lençol e o colchão, e lhe disse para procurar com bastante cuidado. Ela achou e ficou superfeliz! ;)
      beijos

  4. Hoje caiu o 5º dente do Otávio, ele já está na cama e com certeza ancioso pela chegada da fada dos dentes.
    É incrivel, mas ele acredita que a cada dente que cai ele recebe a visita da fada.
    Vamos lá colocar alumas moedinhas para deixa-lo ainda mais confiante.
    Obrigada Fada dos Dentes…..

  5. Hoje caiu o primeiro dentinho do meu filho de cinco anos. Que alegria, aí ele falou da fada dos dentes, eu já tinha ouvido falar mas não sabia o que ela deixava em troca, então fui pesquisar na internet. Esse site me ajudou nessa fase de cair dentinho. Acho tudo isso o máximo. A fantasia é muito importante para a criança.

    • Oi, Andréa,
      a fantasia, realmente, é o tempero que deixa tudo mais gostoso!
      Um beijo, obrigada por comentar! :)

  6. oi tudo bem com voces eu to triste porque na hora que eu fui dormi meu dente sumio e eu não ganhem nada da fada do dente puriso em tão meu irmão falo pra min se voce sonhar sonhos felises ela ia ver o buraco na minha boca e ia ela ia deixar os dois reis emtão quando eu fui dormi não adiantol imtão eu aranquei meu otro dente ai eu perdi dinovo ai eu esqurevi uma carta da fada do dente para ela ler eiquato eu dormia ela pegou a carta e leu e ela foi intemdeno a carta ai ela deixol os dois reai e como eu moro na padaria moulte casa em baixo tem uma maquinha de ursinhos

      • Oi, Giovanna,
        que bom! Eu me lembro de quando tinha a sua idade e fico feliz em saber que você está curtindo muito o seu dente novo!
        Obrigada pela sua visita aqui no blog!
        Beijos!

  7. A minha filha tem 6 anos e já cairam 4 dentinhos! ! Já logo no primeiro ela falou da fada do dente, o segundo dente ela perdeu, então a fada não veio. No terceiro, ela estava dedobediente, então a fada, que não gosta de criança desobediente não passou no dia, somente no dia seguinte, qdo ela melhorou seu comportamento. E no no quarto dente, veio normal. Será assim enqto ela acreditar. É muito bacana, ela acredita em coelho da Páscoa, papai noel e isso só incentiva a imaginação dela. Fantástico!

Deixe um comentário

